Pular para o conteúdo principal

Uberaba recorre de decisão que suspendeu novo decreto e ressuscitou anterior já vencido

A Procuradoria Geral do Município, em menos de 24 horas, foi aos autos da ação civil pública em tramitação na 1ª Vara da Justiça Federal em Uberaba manifestar ciência da última decisão prolatada pelo juiz Élcio Arruda e apresentar documentos. O Município registra espanto com o comportamento do judiciário “ao se colocar na condição do Executivo, e prorrogar, inacreditavelmente, os efeitos de um decreto com prazo de validade exaurido {vencido}, pois o ato é exclusivo do gestor, que istra a cidade {prefeito}”.

Na peça processual, o Município informa ao judiciário que interporá recurso à decisão de primeira instância na qual enxerga equívocos, ordens em descomo com o ordenamento jurídico e afronta ao princípio constitucional da independência entre os poderes com clara invasão de competência de um poder sobre outro, inviabilizando o poder de gestão do governo municipal legítimo e democraticamente eleito.

O procurador Paulo Salge, que assina a peça, aponta ter havido, desde o início do processo, negativa de vigência constitucional e desconsideração de decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, órgão superior da Justiça Federal que reconheceu a falta de legitimidade do Ministério Público para propor a ação do gênero.

Alega, ainda, não ser a Justiça Federal o órgão competente para apreciação de matéria do gênero, apontando entendimento de que as decisões exaradas ignoram julgado do Supremo Tribunal Federal (STF) – órgão máximo do Judiciário no País, guardião e intérprete da Constitucional Federal Brasileira, que reconheceu a autonomia dos municípios para legislarem sobre a Covid-19.

Pontua o procurador, que a Prefeitura de Uberaba se posiciona - e assim o será sempre - no seu dever funcional e em defesa da coletividade uberabense e destaca que as consequências da decisão são desastrosas para a comunidade em todos os aspectos e defende que documentos juntados aos autos demonstram total eficiência pública no combate ao coronavírus.

O procurador chama a atenção para “o desemprego, o fechamento de empresas, o desespero de chefes de família, incluindo crianças e idosos, onde a fome e a desesperança rondam” como “situações palpitantes e de indignação de um povo... a clamar por uma visão mais humanitária, social, econômica e com o olhar voltado para a harmonização, sem espaço para ideários e outras interpretações que não se compatibilizam com a proteção maior e ampla do cidadão”.

Finalizando, o procurador, considerando o direito recursal anexa densa documentação sobre os atos implementados pelo Município na prevenção e combate à covid-19.

Jorn. Gê Aves

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conquista se despede do médico Dr. Jorge Yamamoto

Aos 65 anos, morreu nesta quinta-feira (20) na cidade de Conquista, o médico Dr. Jorge Donizetti Yamamoto. Muito conhecido na cidade por atuar há anos na saúde pública, amigos, familiares e pacientes lamentaram a morte do médico através das redes sociais. O prefeito Tarcizio Henrique Zago decretou luto oficial por três dias em homenagem ao ilustre cidadão conquistense, que apesar de ser natural de Uberaba, foi ali que boa parte de sua trajetória foi construída. No documento, o prefeito ordena que o Pavilhão Municipal permanecerá hasteado à meio-mastro em frente à Prefeitura e os demais órgãos públicos. "Considerando que se tratava de pessoa de elevado espírito público, que exerceu com dedicação o cargo de médico neste Município"(...) e ainda "que com sua morte, a comunidade local, e a família perdem uma referência e um exemplo valoroso". Em sua página do Facebook, o atual presidente da Câmara Municipal, Hernandes César, também prestou sua homenagem: "...

Boletim VIROU NOTÍCIA NO RÁDIO (segunda-feira, 27/07/2020)

Você perdeu nosso boletim Direto da Redação na Rádio Sacramento FM nesta segunda-feira? Ouça aqui pelo nosso podcast, ando/clicando no link abaixo: BOLETIM VIROU NOTÍCIA ou entrando pelo endereço: https://soundcloud.com/daniel-afonso-233405406/boletim-virou-noticia-no-radio-direto-da-redacao SE VOCÊ QUER FICAR BEM INFORMADO, OUÇA NOSSO PROGRAMA DE SEGUNDA À SÁBADO, A PARTIR DAS 9H30. ANUNCIE COM A GENTE! Mande um direct pelo instagram ou envia uma mensagem pelo facebook do VIROU NOTÍCIA REGIÃO.

VIROU NOTÍCIA NA RÁDIO SACRAMENTO - BOLETIM 1 - 04/09/2020

NESTA EDIÇÃO (dia 04/09/2020 - 8h30) - os casos de Coronavírus na cidade de Sacramento e região (atualizados em 03/09) - Franca ultraa Uberaba e confirma mais de 4 mil casos positivos  - Ator Lima Duarte desabafa na internet sobre fake news - Setembro Amarelo: conscientização da prevenção ao suicídio. Reportagem especial feita pelo jornalista Daniel Afonso sobre os casos de suicídio em Sacramento, comparativo de 2019 e 2020. Na pesquisa, ainda destacamos os dados de tentativas.  - Setembro Amarelo II: saiba mais sobre o Central de Apoio Psicológico da Secretaria Municipal de Saúde (Sacramento) Para escutar nosso boletim, clica AQUI ou entre pelo link:  https://soundcloud.com/daniel-afonso-233405406/1-boletim-daniel-direto-da-redacao-04092020

MICROFISIOTERAPIA - Sacramento acolhe de braços abertos método eficaz que cura doenças emocionais

  Até alguns meses atrás não conhecia essa palavra: microfisioterapia . O profissional que tem conhecimento e aplica essa metodologia é o fisioterapeuta. Essa técnica manual foi desenvolvida na França na década de 80 e chegou no Brasil com aceitação máxima. E em Sacramento não foi diferente.   Quando descobri isso, corri atrás da fisioterapeuta Kácia Cunh a (foto acima), que atende na clínica Fisio & Saúde, na Av. Professor Rabelo, 470 – Centro – Sacramento (MG), telefone (34) 3351.4448. Kácia – especialista em cardiorrespiratória, é praticamente sacramentana, afinal está residindo aqui desde 2012.   Bom, a microfisioterapia tem embasamento teórico e científico. Logo na primeira consulta, a profissional orientou sobre os estudos deste método através de mapas corporais específicos, que refletem os traços de uma disfunção causada por um agente agressor e que o organismo não conseguiu recuperar.   Como assim?   Vou explicar o que entendi para recomendar...